CURSOS PRIMOGÊNITOS NA ÁREA DE COMPUTAÇÃO

Diante a nova perspectiva que o Brasil se encontrava, a inserção de ferramentas mais complexas(computadores) nos espaços de estudo e trabalho, consequentemente fez surgir uma nova demanda, que tratava-se de um conhecimento totalmente novo. Na época, existiam poucas pessoas com pós-graduação, e no Brasil não havia ainda a pós-graduação latu-sensu (mais abrangente). Logo, faltavam profissionais com experiencia na área. Como o Brasil possuía uma reserva cambial, enviou alguns militares para o exterior para formação em mestrado e doutorado.
      Como existiam uma grande quantidade fabricantes internacionais interessadas em exportar e comercializar seus produtos, e havia a emergência de novas profissões dentro da área tecnológica, algumas organizações facilitaram o processo formulando suas próprias soluções para a resolução do problema com a criação de centro de treinamento próprios.

Resultado de imagem para IBM
A IBM (International Business Machines) que estava em seu auge na época, formulou programas de treinamento para vendas e comercialização dos seus produtos, os analistas de vendas e os programadores, que seriam profissionais de aplicação que lidariam de fato com a máquina idealizando soluções que utilizassem os computadores como optimização. E apesar das máquinas atenderem e solucionarem problemas geralmente da área de Ciências humanas, os profissionais em sua maioria possuem formação na área de Ciências Exatas e naturais, o que permanece ate hoje. Os treinamentos oferecidos pela IBM era focados em entender e conhecer a máquina profundamente. 
Resultado de imagem para serpro     Resultado de imagem para petrobras

        Essa prática se popularizou, e organizações passaram a adotar tal método em em sua estrutura. A SERPRO foi uma das pioneiras no processo quando criou o Centro Nacional de Treinamento(CNT) na década de 70, oferecendo um curso para formação de analista de sistemas, com duração de 1 ano. A Petrobrás também foi uma das pioneiras com o programa CANAL - Curso de análise de sistemas, com mesmo tempo de duração. Com o rápido crescimento da demanda de pessoas capacitadas para o desenvolvimento de sistemas computadores, no inicio da década de 1970, o governo militar foi pressionado a decretar cursos de períodos mais curtos de duração para suprir a necessidade do mercado. 
     A Coordenação das Atividades de processamento eletrônico (CAPRE) ficou responsável pela formulação de um Plano Nacional de ensino de computação, e mais tarde unida com o Ministério da Educação criou os primeiros cursos que formaram tecnólogos pelo curso Superior em Processamento de dados. A primeira experiencia foi na PUC, em 1973, e depois se expandiu para o país. Neste dado momento, se inicia a implementação dos primeiros cursos de formação em computação no Brasil.


REFERÊNCIAS: 




Comentários

  1. É impressionante como a historia da computação moderna passa pelas historias de grandes empresas, como a IBM. Uma das pioneiras no mercado contribuiu profundamente para a evolução do ramo. E como ter acesso a essas tecnologias se tornou fundamental para as nações.

    ResponderExcluir

Postar um comentário