Limites entre máquinas e seres humanos: até quando?




  Muito se tem discutido, recentemente, acerca da Inteligência Artificial (IA), a qual estamos nos envolvendo gradativamente, sem percebermos. Geralmente, quando refletimos sobre esta abordagem, cogitamos automaticamente em uma sociedade mais radical, com uma parcela da população formada por robôs e outra por seres humanos, robôs estes que ocuparão e tomarão nossos espaços. Mas, ao pensarmos e analisarmos o momento em que estamos vivenciando, a IA já está inserida de forma sutil no nosso cotidiano, como o corretor dos Smartphones, assistentes pessoais como a Siri, Cortana e Google Now, carros com painéis de alta tecnologia, como por exemplo o T-Cross da Volkswagen, entre milhares de exemplos. 


Resultado de imagem para artificial intelligence hd
Mas, o que é Inteligência Artificial? 

 IA, é capacidade das máquinas absorverem, analisarem, processarem, perceberem e decidirem qual caminho seguir, a partir de uma ampla quantidade de dados de entrada.   A grosso modo, é tornar as máquinas capazes de pensar como os seres humanos. Atualmente, já existem máquinas que se tornaram autônomos, sem a necessidade obrigatória de comandos humanos.

  Existem diversas produções cinematográficas que tratam sobre o IA, de diversas perspectivas, desde a questão ética e social, até sobre questões afetivas e relações. Um filme famoso, que possui um grande público é Iron Man, onde Tony Stark (Robert Downey Jr.) possui um sistema de IA chamado Jarvis, o qual comanda, monitora, orienta, oferece serviços e suporte a toda a residencia Stark e a armadura do Homem de Ferro. Além deste, existem outras produções como Matrix atuado por Keanu Reeves, Exterminador do Futuro 2, como protagonista Arnold Schwarzenegger, entre outros. 

Resultado de imagem para jarvis ironman

Toda essa abordagem sobre Inteligência Artificial, consequentemente nos traz uma grande incógnita a respeito do campo ético e social relacionado a tecnologia: até quando haverá limites entre máquinas e seres humanos, recordando que o que nos diferencia de robôs e máquinas, é a capacidade de pensar e aprender de forma autônoma e independente? 



REFERENCIAS

ENTENDA a importância da Inteligência Artificial. 2017. Disponível em: <https://canaltech.com.br/inteligencia-artificial/entenda-a-importancia-da-inteligencia-artificial-100442/>. Acesso em: 07 maio 2019.

COSSETTI, Melissa Cruz. O que é inteligência artificial?: Saiba o que é inteligência artificial e como ela se manifesta na nossa rotina e qual é o futuro dessa tecnologia. Disponível em: <https://tecnoblog.net/263808/o-que-e-inteligencia-artificial/>. Acesso em: 07 maio 2019.

SALESFORCE EINSTEIN. Entenda os Principais Conceitos e o que é Inteligência Artificial. Disponível em: <https://www.salesforce.com/br/products/einstein/ai-deep-dive/>. Acesso em: 07 maio 2019.

CIRIACO, Douglas. 10 filmes imperdíveis sobre Inteligência Artificial. 2015. Disponível em: <https://canaltech.com.br/cinema/filmes-imperdiveis-sobre-inteligencia-artificial-49625/>. Acesso em: 07 maio 2019.


  

Comentários

  1. Ex Machina é um filme que fala sobre IA e também do Teste de Turing, mais uma recomendação de filme que nos faz refletir: Chegará o dia em que máquinas serão mesmo capazes de se passar por seres humanos? Ou é algo fadado à ficção? O que nos torna humanos e o que nos faz ter certeza de que todos que nos cercam o são?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu estava indo comentar sobre esse filme, é muito curioso o desfecho dele e como ele pode se tornar uma realidade.

      Excluir
    2. Esse é um questionamento muito interessante, por que se analisarmos pela perspectiva dos progressos na tecnologia, as coisas tendem a seguir por esse caminho.

      Excluir
  2. Gostei muito da forma sucinta e explicativa como o conteúdo foi abordado, principalmente o momento em que traz à tona o questionamento que tanto nós atormenta em relação ao uso desmesurado da inteligência artificial em nossas vidas; já que existe tanto um fascínio pelo o que podemos encontrar como também um temor ao que isso pode se tornar (principalmente por conta dos filmes de ficção científica haha).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Exatamente! Ao mesmo tempo que ficamos encantados com esses novos projetos, com o que pode vir a ser criado ou reinventado, tememos que isso possa vir a se tornar uma grande ameaça para a questão humana, no sentido literal da palavra. Obrigada pelo comentário, linda!

      Excluir
  3. A IA é, realmente, um grande avanço para humanidade e não é algo para ter-se medo. Apesar de crer que alguns filmes de ficção têm grande possibilidade de se concretizarem tratar a IA - ou até mesmo a tecnologia - como algo que será desenvolvido a ponto de prejudicar a nós humanos - como se é retratado cinematograficamente - é quase incerto. A evolução é inevitável, mas certamente deve haver ética no desenvolvimento tecnológico! Ótima postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente! Não devemos temer o novo, mas acredito que temos que tomar cuidado e principalmente ter controle em relação a IA. As consequências são apenas possibilidades, mas possibilidades podem se tornar fatos. Sabemos que o futuro é incerto, e como você mesmo citou IA é um avanço para a humanidade, isso não se pode descartar. Acredito que talvez o segredo seja evoluir com controle e com consciência em relação a tecnologia, pois é uma área que transforma a vida de todos.

      Excluir
  4. Quando falamos de IA somos sempre levados a duvida, não saberemos como será o futuro. Eu creio que os humanos não vão perder seu espaço na sociedade, acho que haverá um desenvolvimento maior em outras áreas da tecnologia que ainda estão por vir e ainda teremos nosso espaço nessas áreas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante sua abordagem, é uma perspectiva que traz uma conciliação entre IA e os seres humanos, num ponto que ficará favorável para ambos. Vamos torcer para que isso realmente aconteça.

      Excluir
  5. Bom, creio eu que no futuro ainda seremos capazes de controlar o que criamos seja através de medidas preventivas ou emergências já que a ciência sempre foi evoluída com cuidado, mas caso algo extraordinário aconteça como nos filmes citados, espero estar aqui para ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tocou num ponto essencial, que é sobre o controle. Realmente, se as coisas permanecerem no nosso controle, as chances disso fugir do comum, é pequeno. Mas ao mesmo tempo entramos em outra questão, o que é extraordinário para você? Você pode ter como parâmetro disso os filmes que abordei, mas generalizando e como trouxe na postagem, estamos inserido numa sociedade que IA está em todo lugar, ainda de forma sutil, mas isso pode se tornar cada vez mais frequente. Então, quando saberemos que chegou num momento que não existe mais limites?
      Obrigada pela sua opinião! :)

      Excluir

Postar um comentário