Como forma de introdução para os temas vindouros, trago aqui alguns conceitos fundamentais, que serão úteis para a compreensão dos diversos campos da Computação e da maneira com que eles se relacionam entre si.
Ciência Formal e Empírica
A primeira forma é a que distingue Ciência Formal e Ciência Empírica: Chamamos de ciências formais aquelas que se ocupam das ideias, seus processos lógicos e matemáticos. Temos como exemplos a lógica e a Matemática. Uma área da computação que se enquadra como ciência formal é Teoria de Algoritmos que estuda técnicas de programação, estrutura de dados e complexidade.
Já de Ciências Empíricas chamamos aquelas que dependem da observação do mundo real para fundamentar descobertas. São exemplos de ciências empíricas a Astronomia, a Biologia a História. Da Ciência da Computação, podemos citar o Estudo do Hardware e a Informática na Educação como exemplos.
Ciência Pura e Aplicada
A segunda divide as ciências entre Puras e Aplicadas: As ciências puras buscam entender os fundamentos de cada campo de estudo, sem se preocupar com a aplicação ou um uso imediato das novas descobertas. Uma exemplo É a Cosmologia, cujo propósito é entender a formação do Universo. Já as ciências aplicadas são aquelas que buscam conhecimento de aplicação imediata, que gere algum tipo de retorno.
Dificilmente uma área de pesquisa em Ciência da Computação não possui algum tipo de aplicação na vida real. Aqui se leva mais em conta a intenção de cada pesquisador do que o campo em que ele atua.
Agora estabeleceremos uma distinção fundamental no ramo da Computação: Ciência e Tecnologia. São dois conceitos tão intimamente relacionados que por vezes se confundem, vamos para as definições: ciência, no sentido lato da palavra diz respeito à todo conhecimento, num sentido mais restrito diz respeito a todo conhecimento obtido através do método científico. Já tecnologia é a utilização dos conhecimentos nas atividades práticas. Simplesmente criar um software ou algum protótipo, isto é, criar coisas novas não é fazer ciência. Para se fazer ciência em Computação é necessário mostrar, fundamentadamente, que aquilo que foi criado acrescenta em algo àquilo que já se conhece.
Computação como um meio
A Ciência da Computação é especial não tão somente pelas suas suas inúmeras aplicações e pela sua capacidade de conversar com as mais diversas áreas de conhecimento. Mas também pelo potencial sem precedentes de mudar as nossas vidas e a maneira com que vemos o mundo. Não há mais volta.
Fonte:
"Uma Reflexão sobre a Pesquisa em Ciência da Computação à Luz da Classificação das Ciências e do Método Científico" de Raul Sidnei Wazlawick (https://www.researchgate.net/publication/216546082_Uma_Reflexao_sobre_a_Pesquisa_em_Ciencia_da_Computacao_a_Luz_da_Classificacao_das_Ciencias_e_do_Metodo_Cientifico)
Nunca tinha parado para pensar na distinção dos conceitos Ciência e Tecnologia. É importante saber conceituar a nossa área não só demonstrá-la. Boa pesquisa, ótimo texto!
ResponderExcluirGostei da introdução, não sabia que existia uma ciência formal, o conceito dela também me surpreendeu, pois achei que se aplicaria a ciência pura e aplicada e não em outro tipo de ciência
ResponderExcluirA dúvida que eu tinha na apresentação e o professor mandou eu perguntar no blog era sobre computação inteligente e a internet das coisas, existe uma área de trabalho que com contemple as duas áreas?
ResponderExcluirSim, tomando o exemplo do post que eu já fiz sobre IoT, os sensores coletam os dados e mandam pra nuvem onde são processados por algoritmos de aprendizado de máquina e tomam decisões sobre o que deve ser feito, controlam os atuadores e reconhecem alguma situação de adversidade (incêndio, tempestade, ...). IoT tem a ver com as coisas do dia-a-a coletando dados e os enviando para a nuvem, esses dados podem (e devem) ser usados de alguma maneira, inclusive em aprendizado de máquina.
ExcluirNão sei dizer uma área específica mas com certeza existe alguma. Quase toda aplicação de IoT (que eu tenha visto) usa machine learning.
ExcluirIsso tomando Computação Inteligente como sinônimo de IA/Machine Learning. Nunca tinha visto esse conceito antes.
ExcluirGostei muito do texto, muito esclarecedor quanto às diferenças entre as formas de ciência pura ou aplicada. Parabéns!
ResponderExcluir