URGENTE: DESCOBERTO MOTIVO PELA QUAL AS MULHERES "DESAPARECERAM" DOS RAMOS COMPUTACIONAIS


Sabiam que existiu um tempo que as mulheres eram maioria no ramo da computação?


     Hoje em dia vemos que que não são muitas mulheres que têm interesse na área da computação.
Pode não parecer, mas existiu um tempo em que as mulheres eram maioria nesse meio. Nos seus primórdios as máquinas eram usadas basicamente para realizar cálculos e processamento de dados, atividades que estavam ligadas a função de secretária. Daí serem utilizadas quase que só por mulheres, mas não para por aí, existiram varias mulheres que contribuíram de forma significativa para as ciências  computacionais.


Primeira turma de formados no curso de Ciência da Computação do IME-USP, em 1974, na qual as mulheres eram a maioria

primeira turma de formados no curso de ciência da computação do IMS-USP, em 1974, na qual as mulheres eram a maioria 

     E por qual razão diminuiu tanto o interesse das mulheres nesse ramo?
Ao longo do tempo se estuda qual o motivo por esta queda de interesse por parte das mesmas e estão ligados fortemente aos estereótipos como propaganda feita na época com matérias de divulgação feita para os meninos, possivelmente outra razão seria o pouco incentivo que é dado a elas pela área de exatas no ensino fundamental e médio, também a questão cultural já que desde a infância os pais preferem bonecas para as meninas e videogames para os meninos entre outras questões que fizeram parte das mulheres não criarem interesse na computação ao longo dos anos.


Fontes:
<https://g1.globo.com/educacao/noticia/como-as-mulheres-passaram-de-maioria-a-raridade-nos-cursos-de-informatica.ghtml>

<https://www.terra.com.br/noticias/educacao/como-as-mulheres-passaram-de-maioria-a-raridade-nos-cursos-de-informatica,0bcd52a9387adbfa116d984cfebff8cadaib6tl2.html>


<https://jornal.usp.br/universidade/por-que-as-mulheres-desapareceram-dos-cursos-de-computacao/>



Comentários

  1. Impressionante como até na computação, que é movida à inovação, vemos tanto preconceito. A primeira pessoa a programar um computador foi uma mulher e também foi uma mulher que programou o computador de bordo que levou o homem à Lua. São mais do que capazes!

    ResponderExcluir
  2. Não sei se é algum erro da página ou do meu notebook mas a postagem apareceu duplicada e incompleta aqui. No resto em que consegui ter acesso gostei bastante do conteúdo, infelizmente ainda será necessário debater por um bom tempo sobre esse preconceito existente à mulheres na área de computação (e exatas em si). Como bem citado no comentário acima, o homem só conseguiu chegar à Lua graças a uma matemática da NASA, caso tenha interesse em saber um pouco mais, a história é abordada no filme Hidden Figures.

    ResponderExcluir

Postar um comentário