É a área da Computação que mais se enquadra na classificação de Ciência Formal. Nesta, são usados métodos semelhantes àqueles utilizados na Lógica e na Matemática. Como exemplo, podemos apresentar a Máquina de Turing, que consiste num um modelo ideal de computador que não se preocupa com limitações físicas, apenas com os aspectos de seu funcionamento.
Alguns campos de estudos são:
Criptografia
De maneira simplificada, aqui se estudam métodos de esconder a mensagem do público, aqueles que não são nem o emissor nem o receptor da mensagem. Fazendo uso de um algoritmo, a mensagem original é embaralhada e só é acessível àqueles que possuem a chave, geralmente uma sequência de caracteres.
Algoritmos e Complexidade Computacional
Duas áreas de pesquisa intimamente ligadas, por isso a conveniência de se tratar dos dois de forma conjunta. O estudo de algoritmos diz respeito à busca de soluções mais eficientes para determinados tipos de problemas. Por exemplo, existem diferentes algoritmos de ordenação, uns mais eficientes que outros a depender do caso. Já Complexidade Computacional buscar classificar diferentes tipos de problemas de acordo com sua complexidade inerente.
FONTES:-
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncia_da_computa%C3%A7%C3%A3o_te%C3%B3rica
Comentários
Postar um comentário