Mulheres e a computação

      Estava estudando um pouco sobre a história da computação e encontrei a contribuição que duas mulheres deixaram para essa área. Apresentarei aqui um pouco sobre as suas contribuições.


-Ada Lovelace
Foi uma das percursoras da computação, tinha um trabalho relacionado a calculo com a sequencia de números de Bernoulli, uma sequencia de racionais com cálculos altamente complexos. Entretanto ela não tinha a tecnologia necessária para provar o seu algoritmo e isso só foi feito após a sua morte, quando alguns pesquisadores conseguiram provar que o se algoritmo estava correto.

-Grace Hopper
Foi a criadora de várias linguagens de programação para o UNIVAC, primeiro computador comercial fabricado nos EUA. Também é responsável pela popularização do termo "bug", além de ter sido uma das desenvolvedoras do COBOL e a primeira a se formar em PhD em matemática.

REFERENCIAS
https://mulheresnacomputacao.com/ 

Comentários

  1. Uma mulher muito especial na história da computação também é Karen Sparck Jones.

    "[...] Mais uma daquelas mulheres que você provavelmente nem sabia que existiram, mas cuja influência permeia o seu dia a dia até hoje, Jones realizou um trabalho focado em processamento de linguagem. Ela foi uma das criadoras do conceito de “inverso da frequência em documentos”, a base do que hoje são os sistemas de busca e localização de conteúdo e pedra fundamental de companhias como o Google, por exemplo.[...]"

    As mulheres tiveram um papel essencial no crescimento da computação no mundo, e é por isso que o lugar da mulher é onde ela quiser, porque com certeza elas farão um bom trabalho independente da área de atuação.

    Fonte: https://canaltech.com.br/internet/as-dez-mulheres-mais-importantes-da-historia-da-tecnologia-59485/

    ResponderExcluir

Postar um comentário