O Poder da Inteligencia Artificial na Industria Cinematográfica

Seria um Jarvis? Ainda não chegamos a tal nível porem, as AI cada vez mais estão se aperfeiçoando, e sendo utilizadas para as mais diversas funções como podemos ver.  

A inteligência artificial ainda não consegue enxergar o futuro, mas um novo algoritmo pode se aproximar: usando apenas resumos de filmes escritos, a AI pode consistentemente dizer quais filmes serão bem ou podres para os críticos e o público. Se o modelo puder ser refinado ainda mais, poderá um dia ajudar os produtores a prever se um filme será um fracasso nas bilheterias, antes mesmo de ser feito.
Os pesquisadores usaram resumos de 42.306 filmes de todo o mundo, muitos coletados da Wikipedia. Os modelos separaram os resumos por frase e usaram algo chamado análise de sentimento para analisar cada um deles. Frases consideradas “positivas”, como “Thor ama seu martelo”, receberiam uma classificação mais próxima de uma. E frases consideradas "negativas", como "Thor entra em uma briga", seriam classificadas como mais próximas da negativa.
Geralmente, filmes de sucesso como o Alice in Wonderland , de 1951 - que marcou 80% no site de classificação de filmes Rotten Tomatoes - têm flutuações frequentes no sentimento; os malsucedidos, como Os Limites do Controle , de 2009 , flutuam menos. Não é importante se os filmes começam ou terminam felizes, dizem os pesquisadores. O importante é que os sentimentos mudam com frequência.
As classificações de sentimento em cada resumo foram então compactadas em uma única pontuação para refletir com que frequência o sentimento mudou - um tipo de medida de “volatilidade” para filmes. Os pesquisadores testaram três métodos diferentes para chegar a uma pontuação final. Todos os três poderiam prever com bastante precisão se um filme seria impopular, e um método funcionou especialmente bem para adivinhar quais thrillers e comédias críticos odiariam.
No futuro, os pesquisadores dizem que seus métodos poderiam ser refinados para prever a quantidade que um filme poderia ganhar nas bilheterias e ajudar os produtores a decidir em quais filmes investir. O julgamento imparcial do sistema pode dar uma vantagem a escritores menos conhecidos, pesquisadores acrescentam. Também poderia salvar o público de ter que assistir a filmes como Jaws: The Revenge , que críticos online e platéias classificam como totalmente podres.

REFERÊNCIAS:

https://www.tecmundo.com.br/software/132702-nova-ia-fox-analisa-trailer-adivinha-voce-gostar-filme.htm


Comentários

  1. Bem interessante esse algoritmo, vai ser uma grande ajuda pra a DC... Mas acredito que seja difícil conseguir tal feito. Por exemplo, O Iluminado, de Stanley Kubrick, é um dos meus filmes favoritos e, atualmente, é considerado um clássico Cult. Não obstante em 1980, ano de seu lançamento, foi um verdadeiro fracasso de crítica e bilheteria, mesmo que seja uma obra de arte no quesito fotografia. Então, pense comigo, se esse algoritmo fosse utilizado para esse filme em questão ele não seria produzido e nós perderiamos um dos tesouros da sétima arte.

    ResponderExcluir

Postar um comentário